Meu aniversário de 43 anos: feijoada e bolo de chocolate
Feijoada vegana com 5 tipos de carnes |
Meu aniversário
Novamente fiz festinha de aniversário. Tenho preferido preparar comidas em vez de salgados. A gente tem a impressão que vai dar menos trabalho... não sei o que dá mais, na verdade! Eu, que gosto de preparar com carinho as comidinhas para meus convidados.
Desta vez quis simplificar: feijoada e acarajé. Meu marido ficou a cargo dos burritos mexicanos. Para sobremesa, bolo de chocolate com morangos e chantili, com sorvete de creme (receita do sorvete aqui).
A receita da feijoada vegana com os acompanhamentos foi postada recentemente neste blog, clique para visualizar. O acarajé também: para pegar a receita, clique aqui.
Receita do bolo de chocolate com morangos
- 4 canecas ou xícaras grandes de farinha de trigo
- 2 canecas de açúcar
- 1 pitada de sal
- 2 canecas de leite de côco (pode ser 2 garrafinhas pequenas e completar com leite de soja ou água)
- 1/2 caneca de óleo de côco ou outro óleo vegetal
- 2 caixinhas de morangos picados
- opcional: 2 colheres de creme vegetal (margarina 100% livre de derivados animais)
- 2 colheres cheias de fermento em pó
Modo de preparo:
- ligue o forno no médio, não deixe corrente de ar vinda de portas ou janelas;
- para esta receita, separe uma assadeira grande; unte-a com óleo e enfarinhe;
- numa bacia, despeje a farinha de trigo, o açúcar e o sal; despeje o leite de côco, o óleo, o creme vegetal (se tiver) e os morangos picadinhos, misturando delicadamente com colher de pau;
- não bata a massa, pode desandar - mexa normalmente até verificar bolhas de dentro da massa, a massa não pode ficar líquida nem pesada de mexer; se precisar, adicione mais água até ter consistência de creme de leite;
- junte o fermento em pó e mexa novamente com cuidado;
- despeje na assadeira e coloque na prateleira do meio ou superior do forno - a de baixo pode queimar ou ressecar demais a massa;
- conte 50 minutos para retirar o bolo do forno.
Recheio de brigadeiro:
- 2 xícaras de extrato ou leite de soja em pó
- 2 xícaras de açúcar
- 2 xícaras de água
- chocolate ou cacau em pó a gosto
- opcional: gotas de baunilha natural ou sintética
Leve todos os ingredientes numa panelinha em fogo alto, mexendo sem parar. Não espere até desgrudar do fundo da panela - ponto de brigadeiro - , retire antes e transfira a mistura para um prato para esfriar melhor.
Chantili:
- 1 caixinha de creme de leite de soja ou de arroz gelado na noite anterior
- 1 colher de emulsificante
- açúcar a gosto
Bata todos os ingredientes em velocidade alta na batedeira até dobrar de volume. Mantenha em geladeira até o momento de cobrir o bolo.
Montagem do bolo:
Depois de esfriado, corte o bolo: com a ajuda de uma faquinha de serra, corte até onde a faca alcançar nas laterais; não precisa se esforçar, pois para dividir o bolo em 2 camadas, um pedaço de fio comum de costura é a melhor solução. Se não tiver, fio dental (novo) também serve. É fácil: segure o fio firme e horizontalmente com os 2 polegares, direcione no corte feito com a faca, e simplesmente deslize até a outra ponta do bolo. Você pode fazer um leve movimento de serrar, mas não é muito necessário, a massa do bolo se corta facilmente.
Com a ajuda de uma tábua fina, apanhe a camada superior do bolo. Eu gosto de molhar as camadas do bolo com refrigerante ou suco de laranja, 1 copo é suficiente (meio copo para cada camada). Basta ir molhando cuidadosamente as superfícies.
Agora, recheie com o brigadeiro, espalhando com faca, colher ou espátula. Cuidadosamente, recoloque a camada superior do bolo.
Para finalizar, espalhe chantili em toda a volta do bolo e por cima também. Decore do melhor jeito que puder. Se tiver bico de decoração e paciência também, vale a tentativa - mesmo um saquinho pequeno e limpo pode servir para decorar com chantili.
O toque final foi feito com morangos e granulado (cheque sempre no rótulo da embalagem para se certificar que não contém derivados animais). Mantenha o bolo em geladeira coberto para não absorver odores dos outros alimentos.
Bom, seguem algumas fotos dos pratos da festa. Comida vegana: deliciosa, ética e muito saudável!
Bolo de chocolate com morangos e chantili |
Sorvete de creme |
Mini-acarajés para festa |
Vatapá para o acarajé |
Eu pilotando o fogão |
Feijoada vegana com 5 tipos de carnes |
Farofa de mandioca |
Arroz na panela de barro |
Meu marido Steve no comando dos burritos mexicanos |
Baccarat | The Art of Baccarat - Worrione
ResponderExcluirHow to Play Baccarat · 1. Baccarat. A dealer should place two or more bets in consecutive 바카라 사이트 벳무브 rounds (if either team has one or more). · 2. Baccarat. A player should